domingo, 27 de junho de 2010

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.

ATIVIDADE 4 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET.


Cursistas : Maria do Socorro , Stelha Maris e Solange Brito




Tutor:
Edemar Francisco





Justificativa:

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, buscando integra as pessoas dando uma visão mais global, rompendo com os limites das disciplinas. Embasado neste conceito de inclusão do saber estabelecemos o nosso plano de aula, pois a participação de mais disciplinas favorece a aplicabilidade do plano de aula na proposta da TIC’s .












Temas:
Colonização da América








Introdução

Colonização: exploração e povoamento das Américas
No processo de colonização da América pelos europeus, dois modelos de ocupação foram utilizados: as colônias de exploração, que marcam a América Latina, as ilhas do Caribe e a parte sul dos Estados Unidos; e as colônias de povoamento, implantadas na costa leste dos Estados Unidos e no vale do Rio Lourenço, no Canadá.




Objetivos de Geografia e História:

> identificar os diferentes processos de colonizações;
>Compreender e caracterizar as conseqüências distintas desses processos de colonização no continente americano que repercute até os dias atuais em estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais;
>Identificar o período historico desta colonização e sua duração;
>Estabelecer relação histórica entre o período vigente desta colonização e os dias atuais.



Metodologia:

>Discussão com base no livro didático;
>Elaborações de painéis com o tema estudado;
>Pesquisas escolares (inclusive o uso de computadores);
>Aula impositiva dialógica;
>Resolução de exercícios;
>Construção e uso de mapas históricos e geográficos;
>Leitura de textos informativos em revistas e jornais.




Recursos:
>Livro didático;
>Mapas geográficos e históricos em geral;
>Pincel para guardo branco;
>internet;
>Laboratório de informática;
>Data show;
>Globo terrestre;
>Televisão;
>Aparelho de DVD;
>Atlas geográfico e histórico.






Avaliação:
A avaliação se dá de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino – aprendizagem dos alunos.
Através do conhecimento, diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação e organização.
Também serão realizadas escritas de forma contextualizada, além dos resultados obtidos nas pesquisas solicitadas e nos seminários realizados.



Webgrafia:


http://www.youtube.com/watch?v=OY6lofup5IM


www.suapesquisa.com/colonizacao do continente americano/

www.brasilescola.com

www.portaldoprofessor.mec.gov.br

www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário