sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Projeto: Formação do Território Brasileiro e seu Impacto no Meio Ambiente.

Apresentação:

Ao estudar a formação do território brasileiro pedi aos meus alunos a leitura da carta de Pero Vaz de Caminhas , e desta leitura surgiu o questionamento para a elaboração deste projeto interdisciplinar de geografia , história e das TICs onde abre um leque de grandes opções a serem desenvolvidas pelos tais como os recursos naturais, a ocupação do solo, a erosão, o desmatamento, a poluição, e tantos outros que sem ajuda dos recursos tecnológicos não seriam realizados em tempo hábil nem possibilitariam a observação do educando a perceber as características espaciais de cada período e as diversas relações intercontinentais abordando o seu passado colonial como um fator de entendimento e configuração de seu espaço ambiental.O ensino torna – se protagonista a partir de sua produção que será realizada pelo educando.


Justificativa:

Baseado nessa proposta de levantamento de dados, comparação do meio ambiente antes e depois da colonização os educando compreenderam os impactos ambientais que ocorreram que refletem em no nosso dia-a-dia para isso necessitaremos da integração de recursos tecnológicos que venham agilizar essa correlação de informações, fatos históricos sua demanda no espaço geográfico do meio ambiente e o contexto em que o homem desta época está inserido para isto necessitaremos de imagens, links, hipermídia, vídeos, DVDs para que o conhecimento se torne concreto, podendo ter intervenções adequadas que assim se fizerem necessária durante realização deste projeto que envolve as TICs.

Objetivo geral:
Promover um elo de integração entre o conhecimento tradicional e as tecnologias utilizadas para a compreensão do tema em questão.

Objetivos específicos:


Reconhecer a informática ou outros recursos tecnológicos como ferramentas como novas estratégias de aprendizagem, capazes de contribuir para o processo de significação do processo de construção do conhecimento em questão.

Comparar a problemáticas atuais e de outros momentos históricos para poderem ter um posicionamento diante da interpretação de suas relações com o passado

Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações econômicas, culturais e políticas no seu lugar-mundo , comparando , analisando e sintetizando a diversidade das relações e transformações, que podem ser construídas no Word individualmente ou em grupos.



Recursos didáticos:

Livros
Textos informativos
Guardo
Laboratório de informática
Mapas
DVDs
Internet
Aparelho de som
Papel chamex
Impressora

Publico Alvo:
Alunos dos 7 ano

Duração do projeto:
Duas semanas.

Avaliação:
A avaliação se verificará durante o percurso do projeto reajustando - o a cada passo em cumprimento as competências e habilidades previstas na construção do conhecimento na produção deste mediante os recursos tecnológicos utilizados verificando o processo de ensino aprendizado dos alunos.


Referencial Bibliográfico:

Referencial Curricular – Secretaria da Educação e Cultura - Ano 2008;
Htpp:portaldoprofesor.mec.gov.br
www.socioambiental.org
www.inpe.br
www.funbio.org.br
www.conhecerparaconservar.org
Geografia – Cláudio Magalhães – São Paulo: Editora do Brasil, 2009. – (coleção perspectiva) - Obra em 4 v.

Nenhum comentário:

Postar um comentário