EIXO TEMATICO
> Espaço Geográfico Relações Sociais , Memória e Ideologia
INTRODUÇÃO:
> Estudar os lugares , territórios , paisagens e regiões pressupõe lançar mão de uma ampla base de conhecimentos e recursos que não se restringe aqueles somente produzidos dentro de um corpo teórico mais interdisciplinar onde uma gama de ferramentas se faz necessária para termos de fato um ensino aprendizagem daí lançar mão das TIcs.
Competências:
> Compreender como as diferenças sociedades reagem diante dos movimentos pela posse e uso da terra nos diferentes tempos da história;
>Compreender a formação do espaço geográfico a partir da sua colonização ressaltando o empacto ambiental durante essa colonização.
HABILIDADES:
> Conhecer o modelo de colonização do espaço brasileiro , seus colonizadores os tratados de territórios;
> Identificar as principais riquezas da épocas da colonização e o impacto do meio ambiente durante sua exploração;
>Caracterizar a posse e a propriedade da terra nas diferenças sociedades, épocas e lugares;
>Analisar a proposta de reforma agrária e seu significado para a sociedade brasileira.
CONTEÚDOS:
> Formação do Território brasileiro.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
> Pesquisas no laboratório de informática para ter mais conhecimentoe valorizar o(s) autor(s) dos objetos e aspectos geográficos , culturais , sociais , econômicos e políticos;
> Criação e manifestações e produções de textos , seminários , debates.
> Visualização para compreensão quanto ao conteúdo abstrato como mapas , leitura de paisagens,
RECURSOS DIDÁTICOS:
> quadro branco;
> pincel;
> livro didático
>revistas;
>laboratório de informática (internet);
> data show
> câmera digital;
> dvd;
http://www.youtube.com.br
http://portal.mec.gov.br/tvescola
http://www.novaescola.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=CTZB1ulR0Yk
Avaliação:
Verificar o desenvolvimento das atividades através das produções, observando apreciação dos alunos no laboratório de informática suas no Word , análise durante o seminário e exposição de vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário